segunda-feira, 9 de março de 2015

Reputação

"Character is like a tree and reputation like a shadow. The shadow is what we think of it; the tree is the real thing." - Abraham Lincoln
- O carácter é como uma árvore e a reputação como a sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.

"It takes many good deeds to build a good reputation, and only one bad one to lose it." - Benjamim Franklin
- É preciso muitas boas obras para construir uma boa reputação, e apenas uma má para destruí-la.

"The way to gain a good reputation is to endeavor to be what you desire to appear." - Socrates
- A maneira de se conseguir uma boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.

A reputação de uma organização é gerada, em grande parte, por um conjunto de imagens que a própria organização vai transmitindo através da sua comunicação, nas suas mais variadas formas, aos seus públicos. Uma organização tem diversos públicos e nem todos interpretam as mensagens da mesma forma, ou seja, é natural que sobre a mesma organização existam várias imagens. 

A identidade da organização é também um fator decisivo na formação da sua reputação. Por identidade entende-se as características de uma organização que a definem e lhe permitem ter um espaço e uma voz na sociedade onde estão inseridas.

O conjunto das imagens percebidas pelos públicos e as características identitárias de uma organização constituem, assim, a sua Reputação. 

Ter uma boa reputação e conseguir mantê-la, é um desafio constante das organizações. Uma boa reputação exige muito trabalho e mantê-la exige ainda mais, pois é facílimo destruí-la.

Muitas organizações falham na construção da sua reputação por quererem parecer algo que não são e acabam por não ter credibilidade perante os seus públicos. Uma organização sem credibilidade nunca poderá ter uma boa reputação...


Sem comentários:

Enviar um comentário